-
Arquitetos: Atelier Philippe Pastre, Gardera-D Architecture; Gardera-D Architecture, Atelier Philippe Pastre
- Área: 1900 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Mathieu Choiselat
-
Fabricantes: Armourcoat, Decospan, RAICO
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto AZALA, entregue em 2015 em associação com o escritório de arquitetura de Philippe Pastre, está em um terreno de 1900 m² em Biarritz, França.
Com 1900 m², e circundado por vias, o terreno adota uma forma bastante particular de uma gota de água, resultado do tecido urbano que o envolve. Localizado na borda de uma rodovia estadual, estrategicamente posicionado em um cruzamento de vias, constitui uma verdadeira entrada da cidade.
O estacionamento reúne um estacionamento semi-enterrado de 52 vagas e uma série de serviços como:
- Um cartório;
- Uma empresa de contabilidade e um escritório de dentista;
- Um posto de atendimento médico e um spa público.
O formato do edifício é um reflexo de seu entorno; o edifício poligonal não tem uma fachada frontal, mas uma série de fachadas formando quase um casulo, em resposta à agressividade das rodovias envolvendo o terreno.
A envoltória do edifício é uma camada de uma espécie de rede, unificando e protegendo o edifício em uma presença surpreendente, tanto de dia quanto de noite.
Nos interiores, atmosferas específicas em harmonia com seus usos foram criadas enquanto mantém a unidade de todo o projeto arquitetônico.
No exterior, a proposta é criar uma paisagem singular, uma atmosfera global do terreno, adaptado com a presença do edifício: forte e que beira o escultural.
O significado do projeto reside nos diferentes significados utilizados para deturpar a típica paisagem do entorno tendendo à uma dimensão mais poética e singular, em estreita relação com o projeto arquitetônico e as características de cada espaço externo que o envolve.